ARTIGO: Desenvolva sua intimidade com Deus - Matheus Farias





Matheus Farias
Membro dos Conselheiros


Ter intimidade com Deus é algo que muitos cristãos desejam, mas poucos se dispõem a buscá-lo. Deus é o mais interessado em ter intimidade conosco e podemos perceber isso desde a queda de Adão, onde Deus se mostrou misericordioso e amoroso mesmo depois do homem ter pecado. Ele fez a promessa do Salvador para alcançar intimidade com todos os povos. Mas o que é intimidade? 

  
    A intimidade é uma ação afetiva de proximidade entre as pessoas. Intimidade é ter a liberdade para abrir o coração e compartilhar sonhos conquistas e desafios. Você não pode permitir ter uma comunhão íntima com Deus e não permitir que Ele esteja em todas as áreas de sua vida. Certa vez Jesus disse: "Tudo o que eu tenho pertence ao Pai, e tudo o que pertence ao Pai é meu." E assim como Jesus fez, precisamos nos entregar inteiramente ao Pai. Se Deus não tem o primeiro lugar em nossa vida, nós nunca seremos realizados.

    Deus quer estar envolvido em cada detalhe de nossa vida, ocupando o vazio que só Ele é capaz de preencher, e para isso, precisamos investir tempo com o Senhor. É muito bom saber que Deus pode ser achado e que está disponível para que venhamos a buscá-lo investindo tempo com Ele. Apesar de sua grandeza, o Senhor permanece acessível porque nos ama.

    Em Êxodo 33:7-11 podemos observar que a tenda que Moisés levava se refere ao lugar da presença de Deus, naquela época. Era uma espécie de tabernáculo portátil para períodos especiais de comunhão com Deus, antes que o tabernáculo estivesse completo. Então, veja: Deus era íntimo de pessoas que buscavam intimidade com Ele. Mas aí você pode me perguntar, mas Matheus, como eu consigo desenvolver minha intimidade com Deus? Nesse texto podemos extrair algumas instruções: 


    1. Buscando-o através da oração: a oração verdadeira gera intimidade, gera comunhão, gera experiências sobrenaturais.


• Deus queria ter um relacionamento íntimo com Moisés, e Moisés entendia isso e o buscava em oração. Moisés tinha o hábito de orar e não tinha pressa em sair da presença de Deus!
• O que é Oração? Oração é um diálogo com Deus. É uma conversa natural entre você e Deus. Você fala e Deus escuta, assim como Deus também fala. É comunhão e companheirismo. 
"Cultivamos o espírito de oração que vale mais que o hábito de oração. Devemos começar a orar antes de nos ajoelharmos e não deixemos de orar ao nos levantar. Pode haver uma intercessão poderosa, mesmo sem pronunciar nenhuma palavra, e infelizmente pode haver muitas palavras sem que haja verdadeira oração." (Charles H. Spurgeon)
• Muitas vezes algumas pessoas dizem que devemos pagar o preço para ter intimidade com Deus, em oração, mas a oração não deve ser um preço a ser pago, tem que ser algo prazeroso em nossas vidas, não uma obrigação.  
• A partir do sacrifício de Jesus, o véu que nos separava de Deus foi rasgado e Ele agora não está longe, mas perto de nós. Basta nos aproximarmos de Deus, que Ele se achegará a nós.

     2. Buscando-o através do jejum: jejum é a busca por santidade, por sensibilidade ao Espírito Santo.

• Na Bíblia temos alguns exemplos de pessoas que jejuavam: Moisés no monte (40 dias e 40 noites), Jesus no deserto (40 dias), Elias (40 dias e 40 noites) e Daniel (21 dias). Quando você jejua você tem um propósito definido, você está aniquilando a sua carne. 
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20) 
• Na busca por Santidade, no Jejum, você encontra uma parte essencial para ter comunhão com Deus. Santidade é abrir mão daquilo que não agrada a Deus, se separar do que é ruim e se envolver com o que é bom. É necessário se santificar, porque Deus não habita no pecado ou na impureza.  

     3. Buscando-o através da Palavra: na Bíblia estão os sonhos, as vontades e os pensamentos de Deus.

 •  Através da Palavra vemos em cada página Deus demonstrando que quer ser íntimo de cada um de nós, que quer ser nosso amigo.
• Todo dia tempos oportunidade de conhecer mais do Senhor através da Palavra, mas será que estamos desfrutando disso? 
Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mateus 22: 29) 
    Você tem as ferramentas necessárias para aprofundar sua intimidade com Deus, basta ter uma atitude sincera e buscá-lo com o coração desejoso. Não precisa dividir sua vida em secular e espiritual, e apenas entregar uma parte a Deus, pois tudo se torna sagrado a presença dEle passa a habitar em nós. Você não tem ideia do quão empolgante será seu relacionamento com Deus se você apenas decidir dar espaço pra Ele.

Pages